ANEMIACEAE

Anemia blechnoides J.Sm.

Como citar:

Tainan Messina; Miguel d'Avila de Moraes. 2012. Anemia blechnoides (ANEMIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

VU

EOO:

17.930,748 Km2

AOO:

28,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie ocorre no Estado do Espírito Santo (Barros et al., 2012). Registros duvidosos indicam a ocorrência da espécie no Rio de Janeiro e Minas Gerais (CNCFlora, 2012). Em Nova Iguaçu, RJ, a espécie foi encontrada em altitudes entre 150 m e 956 m (Jascone; Miguel, 2007).Segundo Mynssen (com. pess.) a real distribuição desta espécie é duvidosa devido ao problema nomenclatural que envolve esta taxon.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Critério: B1ab(iii)
Categoria: VU
Justificativa:

A espécie é endêmica dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Apresenta EOO de 15.605,26 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. Ocorre em áreas altamente antropizadas e sujeitas a declínio na qualidade do habitat, AOO e EOO. Não apresenta muitos registros, sendo o mais recente de 1993. Recomendam-se estudos populacionais a fim de verificar se as subpopulações continuam nas áreas de coletas mais antigas e a sua estabilidade populacional.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Anemia blechnoides Sm. tem como sinônimo Anemia radicans Raddi

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa e floresta estacional semidecidual (Salino; Almeida, 2009).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes: Os registros botânicos indicam que a espécie é uma erva, heliófita, com hábito rupícola, saxícola e terrestre. Ocorre nas encostas e restingas do Rio de Janeiro e em floresta ombrófila densa do Sudeste brasileiro (CNCFlora, 2012). No entanto as informações são provenientes de registros botânicos duvidosos (Mynssen, com.pess.)

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced) high
No Estado do Rio de Janeiro, a Mata Atlântica apresentou em 1039 ha desmatados entre os anos de 2005 e 2008 (SOS Mata Atlântica; INPE, 2009).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
6.1 Atmospheric pollution very high
A região Metropolitana do Rio de Janeiro apresenta a segunda maior concentração de veículos, de indústrias e de fontes poluentes da atmosfera do país (MMA; ICMBio, 2008).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
"Deficiente de dados", lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), Anexo 2
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécie ocorre no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ (Jascone; Miguel, 2007)